Doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos

Conforme a OMS, a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. Outro dado alarmante da OMS, aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência da falta de atividade física, ou seja; no mundo um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente para manter uma vida saudável.

A ONU juntamente com a OMS, recomenda a prática moderada pelo menos 150 minutos por semana. Caso a pessoa prefira atividades intensas, a duração cai para pelo menos 75 minutos semanais. Atividades para o fortalecimento da musculatura devem ser feitas em dois ou mais dias da semana e contemplar os grandes grupos musculares.

A prática regular de exercícios auxilia na prevenção dos riscos de doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Exercícios de força auxiliam na prevenção de osteoporose. Em relação a obesidade, os exercícios físicos combinados com uma dieta, recomendada por nutricionista, são fundamentais para perda de peso, além disso, a  atividade física auxilia na manutenção do peso.

Não saia praticando exercícios sem orientação! Para não colocar em risco a sua saúde, procure o profissional de educação física. Ele que irá determinar qual a melhor recomendação de exercícios pra você.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj