Doenças Ocupacionais Psicossociais

Vocês sabem o que são doenças ocupacionais psicossociais? 

As doenças ocupacionais psicossociais são consideradas desordens de natureza física e mental que afetam a vida laboral e pessoal dos colaboradores, causando desmotivação, depressão, ansiedade. 

Preparamos algumas informações para vocês, confiram.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define os fatores psicossociais como uma das principais preocupações do mundo do trabalho contemporâneo. A instituição considera como fatores psicossociais a interação entre ambiente, conteúdo e condições de trabalho, capacidade dos trabalhadores de atender as demandas de trabalho, necessidades e expectativas dos trabalhadores, cultura e fatores pessoais e extralaborais. Dependendo da forma como estes aspectos são percebidos ou vivenciados, eles podem afetar a saúde, o desempenho e a satisfação no trabalho.

Os colaboradores de uma empresa dedicam a maior parte do seu dia ao trabalho, não é mesmo? Sendo assim, esse ambiente, bem como a relação com os colegas e gestores, tem total influência sobre a sua qualidade de vida e convívio social. Desse modo, as condições de trabalho que um colaborador é submetido podem afetar diretamente sua saúde física e, principalmente, a psicológica.   Este desequilíbrio pode levar ao adoecimento, que são causados por uma série de reações biológicas ou psicológicas.

 Sintomas das doenças ocupacionais psicossociais:

É importante ficar atento aos principais sintomas das doenças ocupacionais psicossociais, como:

  • Stress em excesso e, em muitos casos, sem motivo aparente;
  • Falta de motivação para tarefas mais complexas;
  • Redução da produtividade;
  • Cansaço sem motivo aparente;
  • Dificuldades para se concentrar em determinadas tarefas;
  • Falta de vontade para interagir com os colegas.

Quais são os principais tipos?

1. Síndrome de Burnout: A Síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento mental e físico de uma pessoa. Geralmente, quando o trabalho é muito desgastante e o colaborador passa a viver em estado constante de tensão, estresse e irritabilidade, podemos considerar a hipótese desse quadro.

2. Depressão: Negligenciada por muitas pessoas, a depressão é um dos exemplos mais clássicos de doenças ocupacionais psicossociais. No âmbito empresarial, ela caracteriza-se pela perda de prazer na realização de determinadas atividades, desânimo, tristeza profunda e desmotivação.

3. Síndrome do Pânico: A Síndrome do Pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que pode ser desencadeada por problemas no ambiente de trabalho. Ela caracteriza-se por momentos de estresse extremo em que o indivíduo acredita que pode ocorrer algo ruim. Os sintomas incluem sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos, angústia, falta de ar, entre outros. 

4. Transtorno de Estresse Pós-Traumático: Esse tipo de transtorno é muito comum em colaboradores que trabalham em situações de risco ou perigo real. Os sintomas podem surgir após ocorrências tensas, como um acidente que aconteceu com o próprio funcionário ou com um colega, mesmo que ele não tenha sequer assistido ao fato.

5. Ansiedade Generalizada: A Ansiedade Generalizada nos ambientes de trabalho é um transtorno caracterizado por uma preocupação excessiva e constante sem motivos aparentes. O colaborador diagnosticado com esse tipo de problema passa a maior parte do seu dia com sintomas parecidos com o da Síndrome do Pânico, porém, nesses casos, eles são menos intensos e mais duradouros.

Como resolver esse problema?

Geralmente, essas doenças são resolvidas com ações práticas e, principalmente, com o apoio de profissionais especializados.

É muito importante e necessário o colaborador procurar por tratamento psicológico para ter o problema solucionado. O psicólogo irá identificar e reverter o problema. 

E para prevenir as doenças ocupacionais psicossociais, a Empresa precisa tomar ciência do problema e promover ações internas para melhorar a qualidade de vida do seu colaborador e melhora do clima organizacional.

Fonte: 

https://www.primeocupacional.com

Rev. bras. saúde ocup. 45 • 2020 • https://doi.org/

https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj