Dor no nervo ciático em tempos de quarentena

Adequar-se ao home office durante a quarentena, talvez não seja uma tarefa fácil.  Lidar com as crianças, organizar a rotina do trabalho e as tarefas domésticas realizando movimentos corporais inadequados, ou até mesmo permanecendo por muito tempo sentado, deitado ou até mesmo adquirindo hábitos sedentários, pode resultar em dores e desconfortos na coluna, em especial no nervo ciático. Até mesmo porque nem sempre teremos a cadeira adequada para trabalhar como a da nossa Empresa.

nervo ciático é um dos maiores e mais longos do corpo humano.

Começa no plexo sacral e desce pela nádega e pela perna inteira até os dedos dos pés.

A dor ciática ocorre devido uma irritação do nervo, que pode ser causada por uma compressão, inflamação, por um deslocamento do disco intervertebral, por uma hérnia de disco na coluna lombar ou por uma contratura do músculo piriforme.

Normalmente a ciatalgia é sentida na parte posterior de coxa e panturrilha, e pode se estender até aos quadris e aos pés. A dor geralmente é sentida como forma de pontada ou de queimação, e também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) e fraqueza nos músculos da perna afetada. Alguns vícios de postura como trabalhar do sofá ou da cama tendem a ser mais comuns durante a quarentena, causando lesões na coluna e compressão no nervo ciático.

Adotar medidas preventivas na quarentena é a melhor maneira de evitar o problema:

  • Alongar e realizar exercícios de fortalecimento muscular no mínimo 3 x por semana; principalmente nos músculos que envolvem a coluna lombar, glúteos e membros inferiores; 
  • Não deixar o serviço doméstico acumular e fazê-lo de uma só vez;
  • No home office ou estudos, não ficar sentado por mais de 60 minutos seguidos;
  • Dormir bem e o suficiente para repor as energias;
  • Evitar ficar tenso diante do estresse e ansiedade provocados pelo momento;
  • Computador no sofá ou na cama deve ser evitado para evitar vícios posturais e prejudicar a produtividade no trabalho;
  • A cadeira de trabalho deve permitir que seus joelhos e quadril fiquem em um ângulo de 90º. Os pés precisam encostar-se ao chão. Caso não alcance, um pequeno apoio pode ser providenciado.

Como tratar a inflamação do nervo ciático

O tratamento de inflamação do nervo ciático inclui a prescrição de métodos medicamentosos e não medicamentosos. A forma de tratamento indicada pelo médico depende do estágio em que o processo se encontra, qual a sua origem – compressão da fibra nervosa ou inflamação. Por isso, em caso de sintomas mencionados, é muito importante procurar o medico para um diagnostico mais preciso.

Confira abaixo a reportagem exibida pelo Bem Estar sobre dor no ciático com o Dr. Adriano Scaff ea fisioterapeuta Alessandra Arkie que mostra exercícios simples que dá para fazer em casa todos os dias para se livrar da dor.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj