Dores de frio

Não há comprovação científica, mas basta caírem alguns graus na temperatura que lá estão aquelas dores incômodos nas articulações. Elas podem persistir durante o dia ou por alguns minutos ou horas. São as chamadas dores de frio. Se você já sentiu ou sente essa dor, a boa notícia é que não há nada de errado com o seu corpo e que, inclusive, existem formas de amenizar ou mesmo acabar com as dores de frio. Basta fazer alongamentos diários ou, simplesmente, movimentar o corpo.

 

O frio tende a causar a contração do corpo, para reter calor. As dores viriam de um enrijecimento dos músculos e articulações.  “As pessoas tendem a ficar mais quietinhas do que se exercitarem. Deveria ser o contrário. A dica desses períodos é sair do cobertor, jogar a preguiça de lado e manter a atividade física. Junto com um bom aquecimento e um bom alongamento”, explica Révia Lima, fisioterapeuta da Sportfisio,.

Uma dica para combater as dores de frio é o alongamento da coxa

 

Os maiores vilões são os joelhos. Eles sustentam o maior osso do corpo humano, o fêmur. Além disso, é uma articulação que utilizamos diariamente em atividades funcionais. Outra região importante é o quadril, que por ter uma musculatura forte, não recebe tanta atenção quanto as demais partes do corpo. Um exercício simples, que pode ser realizado com frequência, é o alongamento da coxa.

 

Dor tem idade?

 

Elas podem estar presentes em qualquer idade. Mas, à medida que se envelhece, elas tendem a acentuar. Com o passar dos anos, há o desgaste natural das articulações. As cartilagens tendem a ficar mais frágeis e, consequentemente, sente-se mais dor. Isso pode se transformar em algo patológico, como é o caso das artroses, que incidem principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. É a mais comum das doenças reumáticas e atinge 70% das pessoas acima dos 70 anos. Em tempos de frio, quem sofre da doença deve buscar atendimento especializado, para que os exercícios sejam adequados.

 

“Hoje em dia, sabemos que a atividade física é o mais importante. A pessoa pode ter uma articulação totalmente destruída, mas, se tem uma musculatura forte, não vai sobrecarregar a articulação. Essa é a grande prevenção, uma musculatura forte” atenta Révia Lima, “A atividade física deve ser orientada. Cada um tem a sua capacidade e deve ser feita uma atividade em cima da particularidade. Ao contrário haverá lesão”.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj