Ergonomia da Postura Estática

Manter uma boa postura é fundamental, a postura estática prolongada é uma grande inimiga para a saúde da coluna. Ergonomia, sedentarismo, sobrepeso, má alimentação e falta de consciência postural  são alguns fatores que podem influenciar nas queixas de dores e desconfortos durante o trabalho.

“Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”. (Ergonomics Research Society – 1949). Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. São diversas as ferramentas utilizadas no ambiente de trabalho, uma delas é o computador, que antes era visto somente nas áreas administrativas das empresas e atualmente encontram-se até mesmo nos setores operacionais. Entretanto, o uso prolongado do teclado, do mouse e as posturas adotadas para seu uso podem causar desordens de vários níveis inclusive osteomusculares. É possível trabalhar ao computador com conforto e segurança.  .

Trabalho Estático:

O trabalho estático se caracteriza por um estado de contração prolongada da musculatura que geralmente implica num trabalho de manutenção de postura.

Quem trabalha no computador, permanecendo por muito tempo na mesma posição e realizando movimentos repetidos, com certeza, sofrerá consequências com o desenvolvimento de lesões. 

A posição estática causa tensão nos músculos, que comprimem os vasos sanguíneos e reduzem o seu fluxo. O músculo começa a fadigar e surgir as patologias   Estas condições podem ser altamente incapacitantes, diminuindo a qualidade de vida e causando  faltas ao trabalho.

Como prevenir lesões? 

– Faça pausas regulares, levante-se, estique as pernas e faça alongamentos. Um ou dois minutos serão suficientes. Desta forma os seus músculos relaxam e a circulação do sangue melhora. Aproveite também para olhar o horizonte durante alguns segundos, assim irá dar descanso aos seus olhos. É melhor fazer várias pausas pequenas ao longo do dia do que poucas pausas.

– Pratique exercício físico: É muito importe fortalecer os músculos responsáveis pela postura sentada para evitar o risco de lesões. 

– Cuide da sua alimentação: Evite o sobrepeso e a obesidade.  O aumento do peso corporal sobrecarrega a estrutura da coluna e acelera o risco de lesões. 

Clique  nos links abaixo e baixe o nosso guia da postura no computador e notebook

Fonte:

Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº17. – 2 ed. – Brasília: TEM, SIT, 2002.

Manual de Ergonomia – adaptando o trabalho ao homem. 4ª edição

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj