Ergonomia e as Doenças Ocupacionais na Pandemia

Vamos falar novamente sobre a Ergonomia no Home Office?

Uma pesquisa realizada pela UFMG apontou um índice de 41% de queixas dos trabalhadores na coluna.

 A grande adesão ao home office exigiu também que a gestão da saúde do trabalhador passasse por adequações.

 As doenças ocupacionais estão entre os problemas que podem ser causados pelo trabalho remoto.

A falta de acompanhamento especializado ou uso de equipamentos inadequados podem contribuir para o aumento de doenças ocupacionais, como lesões por esforço repetitivo (L.E.R) e dores na coluna por postura inadequada. Além do desconforto físico, o trabalho remoto também pode afetar a saúde mental do colaborador. 

É diante desse leque de necessidades que a saúde ocupacional precisa se adaptar para estar ainda mais presente e realizando um acompanhamento recorrente e de qualidade, mesmo à distância.

De acordo com o presidente da Aliança para Saúde Populacional, Dr. Ricardo Ramos, que também é médico, é preciso ficar de olho nas condições ergonômicas dos trabalhadores, falta de uma mesa adequada e um boa cadeira podem causar doenças como lesão por esforço repetitivo (LER) e problemas na coluna.
Uma pesquisa realizada pela UFMG apontou um índice de 41% de queixas dos trabalhadores na coluna após à adesão ao home office.

A NR17 regulamenta a ergonomia no trabalho e realiza um monitoramento para exigir que as empresas estejam em conformidade com ela. Entre diversas questões, aborda os parâmetros para mobiliário, equipamentos, organização e condições de trabalho.

Segundo a NR17, pessoas que fazem trabalho manual – sentadas ou em pé – precisam de bancadas, mesas, escrivaninhas e painéis que proporcionem boa postura e ótima visualização.

Além da NR17 que regulamenta a ergonomia no trabalho, adotar hábitos mais saudáveis como a prática de atividade física, contribui para a melhora da saúde física e mental. Exercícios como: mobilidade articular, alongamentos, fortalecimentos e posturais são necessários para uma boa saúde ocupacional.

Pensando em tudo isso, a Corpo em Ação Saúde Corporativa preparou algumas dicas importantes de Ergonomia para vocês, confiram:

 Uma das melhores formas para combater as doenças ocupacionais é investindo em medidas corretivas e preventivas como a ginastica laboral e análise ergonômica na Empresa, que tem principal objetivo detectar eventuais problemas relacionados à postura, ao mesmo tempo em que elabora medidas preventivas, identifica riscos, sugere melhorias, classifica a criticidade e elabora um plano de ação.

Fonte:

https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/em-epoca-de-pandemia-e-preciso-tomar-cuidado-com-doencas-ocupacionais
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj