Ergonomia para notebooks

Vivemos em um universo veloz, onde tudo é rápido, de fácil acesso, conectividade e praticidade. Apesar de nossos smartphones serem praticamente minicomputadores, ainda dependemos do computador para trabalhar e nos dedicarmos as tarefas que demandam mais tempo.

Otimizando cada vez mais espaço nos escritórios, os notebooks representam hoje a grande fatia do mercado da informática. Não é para menos, pois hoje, o nosso escritório vai para praia, serra, aeroporto, rodoviária. Estamos online e trabalhando em qualquer lugar.

Apesar da praticidade, o notebook não foi projetado para passarmos longas jornadas de trabalho diante dele. Projetado para ações rápidas e para resolver problemas de mobilidade, transporte de informações, trabalhos de curta duração, apresentação de projetos, reuniões e outros, algumas empresas têm optado pelo notebook, onde os funcionários podem ,inclusive ,levar o trabalho para casa, viagens e reuniões externas. A escolha do notebook ou desktop (computador de mesa) deve ser de acordo com o perfil de cada empresa.

A ergonomia voltada para o uso de notebooks parte dos mesmos princípios da ergonomia para uso de desktops. Caso você desconheça a postura correta diante do computador, aqui no site da Corpo em Ação, disponibilizamos o “Guia da Postura Correta”, na imagem abaixo está descrito como devemos nos posicionar corretamente ao longo das jornadas em frente ao computador. 

Quando usamos o notebook por muitas horas, devemos incluir alguns acessórios para tornar a utilização ergonomicamente correta sem causar danos à saúde. Preferencialmente utilize o notebook como uma CPU, conecte um monitor devidamente ajustado na altura dos olhos, mouse, mouse pad com apoio para punho, e teclado a parte. Caso não seja possível conectar-se a um monitor que fique na altura correta diante dos olhos, conforme o Guia da Postura Correta, devemos utilizar suportes que elevem o notebook até a altura correta, lembrando sempre de utilizar os outros componentes junto. 

Quando não nos posicionamos de maneira adequada diante do notebook, normalmente ficamos em uma posição cifótica e com o pescoço projetado para frente, ombros fechados e braços encolhidos. Imagine ficar assim por 8 ou 10 horas trabalhando? Ao final do dia estaremos esgotados, com a sensação de que um trator passou por cima do nosso corpo. Por isso, utilizar os periféricos adequados, monitorar sua postura ao longo do dia e praticar alongamentos durante a jornada de trabalho, são requisitos básicos para uma boa saúde ocupacional, qualidade de vida e maior produtividade.

Orientação postural e ginástica laboral são as opções adequadas para cuidar da saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. A Corpo em Ação oferece estes e outros serviços corporativos, entre em contato conosco para maiores informações. Temos o projeto de saúde adequado para o seu formato de empresa.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj