Ergonomia para o uso do celular

Vocês conseguem ficar um dia sem celular?

Com certeza não conseguimos imaginar ficar um dia sem o celular, não é mesmo?  Ele se tornou algo essencial no nosso dia a dia, pois ficamos dependentes para muitas situações, inclusive para o trabalho também.  Mas o que muitos de nós não sabemos é que o uso excessivo está causando danos ao nosso corpo e a nossa saúde.

Cada vez mais casos estão surgindo relacionados à posição incorreta no uso do celular, como dores de cabeça ligadas à tensão muscular da nuca e do pescoço, pressão sobre os nervos, o que pode causar uma inversão da curvatura natural, deficiência de irrigação para cabeça, hipercifose e tendinites por repetição são cada vez mais comuns.

O mesmo acontece com os usuários de computadores, que passam em média 8h diárias sentados à frente do monitor com uma postura errada, em que a cabeça e os ombros ficam inclinados para baixo, forçando os músculos do pescoço e parte superior das costas.

Alguns especialistas chamam de “text neck”, na tradução livre “pescoço de texto”. Ou ainda, na versão mais moderna é considerado como Postura da Cabeça para Frente (cifose), que caracteriza a curvatura da cabeça para baixo,

 Já é um hábito as pessoas dobrarem a cabeça para baixo, com olhos voltados em direção à tela do celular para enviar uma mensagem, checar as redes sociais, dentre outros.

Você tem ideia do peso que sua coluna suporta com essa inclinação?

 A cabeça humana pesa pouco mais de 5 kg (ângulo de 0º). À medida que a angulação aumenta essa força também aumenta. Em um ângulo de 15º este peso é de cerca de 12 kg; a 30º é de cerca de 18 kg e começa a prejudicar o funcionamento dos pulmões e outros órgãos interligados; a 60º é de cerca de 27 kg e prejudica a coluna e gera dores severas ao corpo. Logo, inclinar a cabeça gera bastante pressão no pescoço.

Como usar celular sem colocar em risco sua coluna

  • O primeiro passo é manter a sua coluna vertebral e postura adequadamente alinhada.
  • Manter o celular na altura dos olhos para que o pescoço fique em menor flexão, descendo os olhos até o dispositivo sem haver necessidade de curvar o pescoço;
  • Faça pausas frequentes durante o dia para relaxar a musculatura;
  • Faça exercícios de alongamento;
  • Limite o uso do seu aparelho celular;

Importante:

Procure sempre o médico para uma avaliação e um diagnóstico mais preciso para acompanhar possíveis problemas relatados neste informativo.

Fonte: https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/dicas-ergonomia-ao-usar-celular-ou-tablet/

Sobre o Autor

Morgana Lovato Cantarelli administrator

Proprietária da Empresa Corpo em Ação , educadora física formada no IPA (1991), especializada em pedagogia do treinamento desportivo, especializada em pilates, palestrante, professora de massoterapia e Estado do Rio Grande do Sul

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