Exercícios Físicos e a Saúde dos Rins

Você sabia que Exercícios físicos são essenciais para evitar comprometimento renal?

No dia 14 de março é celebrado o dia mundial dos rins, e com isso, estamos trazendo informações muito importantes para vocês.

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.

Rins - função e anatomia do rim humano

São três as principais funções dos rins:

  • eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc;
  • manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;
  • atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.

A doença renal pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).

Segundo a médica nefrologista Angela Santos; a prática de exercícios físicos tem papel fundamental na prevenção da doença renal crônica (DRC). Eles regulam a pressão arterial e os níveis de glicose, através da perda de peso; dois fatores associados ao bom funcionamento dos rins, órgãos responsáveis por essa filtragem”, explica a médica. A probabilidade de desenvolver a DRC, revelam estudos, é 10% menor para quem pratica atividade física em relação a uma pessoa sedentária.

Além dos riscos causados pela diabetes e hipertensão, a obesidade é outra consequência do sedentarismo capaz de comprometer a saúde renal. “Quando uma pessoa está com excesso de gordura, o corpo todo funciona com mais dificuldade. No caso dos rins, esse aumento da massa corporal já é fator de risco, porque eles precisam trabalhar muito mais para filtrar o sangue, podendo sobrecarregá-los. A formação de placas de gordura atrapalha o fluxo de sangue nas artérias renais e, com elas comprometidas, ocorre essa sobrecarga”, reforça Angela Santos.

Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins

Veja como:

  • Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  • Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  • Não fume e mantenha um peso adequado.
  • Meça a sua pressão arterial.
  • Cuidado na hora de utilizar algum medicamento. Remédios só com a indicação do médico.

http://www.uninefron.com.br/2022/exercicios-fisicos-sao-essenciais-para-evitar-comprometimento-renal-para-evitar-comprometimento-

https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/rins-por-que-eles-sao-tao-importantes-e-como-cuidar-

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj