Exercícios para melhorar a saúde da sua voz

Quem tem a voz como instrumento de trabalho é fundamental realizar aquecimento para a voz. É fundamental estar com uma postura adequada: de pé, mantenha os pés bem apoiados no chão, os ombros abertos e para trás e mantenha a cabeça erguida. A postura correta é fundamental para realizar o exercício proposto. Esta técnica faz toda a diferença pois  aumenta a  extensão vocal:

  • Inspire e solte o ar lentamente, como uma baforada ou um “A” sussurrado, até o ar acabar. Retraia o abdômen devagar e relaxe a garganta.
  • Inspire e produza uma vibração com a língua, em “Trrrrr“, soltando o ar e sentindo a vibração da língua no céu da boca, sempre retraindo o abdômen devagar e controlando o ar.
  • Inspire e faça uma vibração com os lábios, em “Brrrr“, até o ar acabar, trabalhando o abdômen também.
  • Inspire e emita o som “DZ“, com a ponta da língua encostada nos dentes da frente na parte superior. Faça até o ar acabar e não se esqueça de trabalhar o abdômen.

Relaxe a laringe, devido a demanda muitas vezes ela pode se encontrar contraída demais. Relaxar a laringe consiste em dizer a palavra “ah”, mantendo a nota por algum tempo. Em seguida, deve-se repetir o exercício até sentir que a laringe está mais relaxada e que a sensação de bola na garganta está desaparecendo.

Para melhorar a dicção você pode fazer os seguintes exercícios:

1 – Com os dedos apoiados no nariz, vibrar a boca e o nariz. Emita um som como se fosse de abelha (hummmmmm) por certa de 1 minuto. Fique 30 segundos em silêncio. Repita o movimento em cinco vezes.

2 – Inspire pelo nariz; usando o ar inspirado articule os fonemas “i” e “u”, até esgotar o folego. Repita 3 vezes. Articulando, na sequência após a inspiração nasal, os fonemas “i” e “o”; fazendo o mesmo procedimento. Intercale um e outro exercício por 3 vezes.

O Ministério da saúde alerta: esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão. No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista

Confiram abaixo, mais dicas da Fonoaudióloga Paula Moura para melhorar a dicção da voz .

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj