Inverno e as doenças ocupacionais

Vocês sabiam que as estações do ano influenciam diretamente na saúde das pessoas? No inverno, a umidade do ar e as temperaturas ficam mais baixas; e é muito necessário se atentar aos cuidados com a saúde e à prevenção de doenças ou infecções indesejadas.

O ambiente de trabalho deve receber mais atenção durante o inverno. O local fica mais propício para o contágio de doenças e pode prejudicar a saúde e a produtividade de todos.

Grande parte das doenças do inverno é contagiosa e seus sintomas dificultam a execução das tarefas diárias do trabalhador. Nesse sentido, é importante não se automedicar e procurar atendimento médico. Infecções virais, aparentemente passageiras, precisam ser tratadas para que o sistema imunológico do organismo não se torne mais vulnerável a infecções bacterianas graves, como pneumonia, sinusites e otites.

Segundo Ana Carolina Oliveira Dutra, enfermeira do trabalho da SERCON, ter atenção aos hábitos na estação é fundamental. “Ingerir muito líquido, tomar vacina contra a gripe, evitar banhos com água com temperatura elevada, evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado, ter atenção à mudança de temperatura, praticar atividades físicas, dormir bem e em local arejado e ventilado, são escolhas importantes para os cuidados com a saúde no inverno”, destaca.

No inverno, também o índice é maior de LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), isso porque a circulação sanguínea do corpo é reduzida e os músculos precisam se contrair mais para gerar energia, afetando principalmente as extremidades do corpo (pés e mãos).

É fato que ficar com pés e mãos gelados não é a melhor das sensações. Para ajudar a melhorar essa sensação de frio, queremos compartilhar algumas dicas com vocês no ambiente de trabalho:

  • Superfície com textura antiderrapante como tapetes ou emborrachada;
  • Mesas com tampo em madeira ao invés de vidro (no caso, forrar a mesa com um tecido);
  • Cadeiras com tecido ao invés de couro (no caso, forrar com uma manta).
  • Meias térmicas.

Ficar atento com os cuidados com a saúde no inverno, nos possibilita a viver melhor as coisas boas que o clima tem para nos oferecer, como comer bergamota e tomar aquele chimarrão no sol, não é mesmo?

Fonte:
http://www.imcbrasil.com/noticias/chegada-do-inverno-e-saude-no-ambiente-de-trabalho/

https://serconmed.com.br/cuidados-com-saude-no-inverno

https://ducamoveis.com.br/blog/como-manter-o-conforto-termico-no-escritorio/


Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj