Lazer e Diversão na Quarentena

A crise do COVID-19 nos obrigou a reinventar a forma como trabalhamos, estudamos, fazemos compras e até como nos relacionamos, sem falar também, das formas de entretenimento durante o isolamento social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) “um bem-estar físico, mental e social não é apenas ausência de doença”. O lazer e a diversão previnem o stress físico, mental e psicológico. A Corpo em Ação preparou algumas dicas para vocês, afinal de contas, diversão ajuda a levar a quarentena de um jeito mais leve, certo?

Crises de ansiedade, stress elevado e até insônia podem ser percebidos durante esse intenso distanciamento social. A diversão e o lazer podem te ajudar a reduzir esses sintomas. De uma forma ou de outra, é possível se divertir sem sair de casa. Fizemos uma seleção das melhores ideias para aproveitar esses dias e cuidar do corpo, da mente e da alma.

1ª) Redecorar a Casa

Você mesmo pode colocar a “mão na massa” para pintar as paredes, trocar o papel de parede do quarto das crianças ou repaginar o banheiro ou a cozinha. São ótimas opções de coisas para fazer na quarentena e se distrair.

2ª) Brincadeiras com as Crianças

 As crianças podem ficar muito entediadas em casa. Elas podem até gostar de assistir desenho ou jogar vídeo game, mas além de não ser nada saudável ficar o dia inteiro na frente da TV, elas vão enjoar muito rápido. Então quanto mais atividades para entreter as crianças em casa, melhor; desenhar, pintar e colorir. Jogos de tabuleiro, quebra cabeça, pular corda, esconde-esconde, mímica, adivinhar nomes de filmes, participação nas aulas de ginastica. Que tal levar a criançada para a cozinha e ensiná-los a preparar um bolo gostoso e saudável?

3ª) Movimente o Corpo

Exercitar o corpo vai te trazer energia e deixar o cérebro mais ativo. É uma boa maneira de distração em casa. Muitas redes de academias e profissionais da área estão disponibilizando sua expertise em conteúdo na internet. São aulas divertidas e que utilizam pouco ou nenhum equipamento.

4ª) Colocar a Leitura em Dia

A leitura tem o poder de te transportar para outra realidade, já diziam os amantes dessa arte. Como forma de lazer no isolamento social, você pode compartilhar as experiências de leitura com seus amigos (de forma virtual). De forma gratuita, todos podem ter acesso ao livro. Basta escolher algum dos milhares que foram disponibilizados gratuitamente nesse período de COVID-19. A  Amazon e a Companhia das Letras lideram essa campanha e possuem um vasto acervo de e-books gratuitos.

5ª) Diversão na Cozinha

Há quem diga que a cozinhar é uma terapia. Se você se identifica com essas pessoas ou procura experimentar, essa é uma deliciosa alternativa. Inclusive, é uma oportunidade de juntar a família para essa atividade de lazer na quarentena. Chefes brasileiros estão dedicados em utilizar o tempo de isolamento social para oferecer dicas e receitas. Rita Lobo – Plataforma própria com vídeo Bela Gil – Lives no Instagram Ricardo Toscani – Lives no Instagram.

6ª) Cuide da Mente

 Meditar tem muito mais relação com se concentrar em si mesmo e se desconectar do mundo exterior. Inclui o esvaziar dos pensamentos por alguns instantes. É uma ótima oportunidade de relaxamento e lazer durante o isolamento social. Profissionais da área criaram conteúdos exclusivos para esse período de tensão. Os materiais contam com aulas para iniciantes também. Confira: Beth Pedote – Lives no Instagram, Adriana Camargo – Lives no Instagram, Yoga para todos – Lives no Instagram.

7ª) Música, TV, Streaming 

Organizar aquela playlist de músicas preferidas é uma ótima opção para acalmar a mente.

Assistir TV e Streaming é uma das atividades mais procuradas, series, filmes preferidos e transmissões ao vivo. Mas cuidado para não permanecer por muito tempo sentado, organize a sua rotina para diversificar as atividades e preservar a sua saúde física e mental.

No entanto pessoal, o mais importante de tudo é livrar-se da pressão!  Encare as atividades como possibilidades e não como obrigações. Seja como for, apenas encontre o que te faça se sentir melhor. Busque a sua forma de diversão na quarentena.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj