Lombalgia na Quarentena

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019), o problema mais comum entre os brasileiros é a dor nas costas, que atinge mais de 16% da população ativa, e é a doença crônica que mais causa afastamento no trabalho. Segundo os dados, oito em cada dez brasileiros vão ter dor nas costas ao longo da vidaImaginem neste período de quarentena, onde os hábitos de vida da grande maioria das pessoas sofreram mudanças, e com isso, houve a grande necessidade de adaptação.

Nós, da Corpo em Ação, preparamos algumas dicas para a melhora da   qualidade de vida de todos vocês neste período de quarentena.

Lombalgia está relacionado a dor nas costas localizada na região lombar, próxima à bacia, em geral provocada por má postura, excesso de peso, sedentarismo, carregar peso de forma incorreta ou problemas decorrentes da rotina agitada. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 85% da população sofrem ou ainda vão sofrer desse mal. Há outros gatilhos possíveis como gravidez, estresse e doenças como artrite, osteoartrose da coluna e osteofitose (bico de papagaio). Algumas vezes, o incômodo se irradia para as pernas com ou sem dormência.

A dor na região lombar causa um desconforto enorme, e pode levar a outros problemas como ansiedade e mau humor. E neste período de pandemia, o melhor remédio é a prevenção. É preciso adotar uma rotina de exercícios funcionais e ficar atento ainda com a cadeira que o profissional está trabalhando.

Confira algumas dicas para prevenir a dor lombar durante o período de home office:

  • Praticar exercícios regulares de alongamentos para a coluna;
  • Praticar exercícios de fortalecimento principalmente para abdômen e costas;
  • Evitar ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé); a recomendação é levantar a cada hora;
  • A postura ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira – flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem os pés no chão; assim como flexionar os braços em um ângulo de 90 graus também, e apoiá-los sobre a mesa.
  • Importante deixar a coluna e o pescoço eretos, utilize sempre o encosto da cadeira para apoiar a sua coluna lombar. Ajustar a altura do monitor para que a parte superior da tela permaneça na altura da linha visual. Se usar notebook, a dica é improvisar livros embaixo dele para que fique na linha dos olhos. Se possível, utilize um teclado e um mouse separado para posicionar corretamente os braços em um ângulo de 90 graus.
  • Evitar permanecer deitado por muito tempo durante o dia e adote sempre uma mesa para o trabalho em home office.

O isolamento social pode elevar os níveis de ansiedade e piorar a qualidade do sono. Todos esses fatores também contribuem para o surgimento ou persistência da dor lombar, por isso, procure sempre melhorar a sua consciência corporal e busque o equilíbrio emocional em tudo aquilo que for realizar.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj