Chegou a campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. Vamos falar sobre isso?
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O que é Próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas do câncer de Próstata:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
•   Dor óssea;
•   Dores ao urinar;
•   Vontade de urinar com frequência;
•   Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
 - Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
 - Obesidade.
 - Idade: acima de 50 anos.
 
Prevenção:
- Diagnóstico precoce a partir dos 45 a 50 anos;
 - Exame de sangue PSA (antígeno prostático específico);
 - Toque retal;
 - Hábitos de vida saudável;
 - Atividade Física;
 - Alimentação.
 
Dados estatísticos:
- O número estimado de casos novos de câncer de próstata no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.
 - O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%).
 - O câncer de próstata é o tipo de câncer que atinge 1 a cada 8 homens no país, e é a segunda principal causa de morte da população masculina.
 
Vamos juntos compartilhar estas informações, a prevenção é um fator importante para uma vida saudável.