O sono na Pandemia

Diante da atual situação vivida pela Pandemia do Covid-19, o Instituto do Sono realizou um estudo coordenado pelo Dr. Sérgio Brasil Tufik, onde constatou-se que 55,1% dos 1.600 avaliados alegarm piora na qualidade do sono por motivos que incluem: preocupação com os efeitos da pandemia, maior exposição às telas de TV, computador, celular e indisposição ou falta de entusiasmo.

O sono é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Neste informativo estamos trazendo muitas dicas para vocês.

Durante o período em que dormimos o corpo exerce as principais funções restauradoras do organismo. A manutenção de um sono regulado é essencial para a realização adequada de uma série de processos vitais como “processos metabólicos, liberação de hormônios, consolidação da memória, boas condições de atenção, fortalecimento da imunidade e recuperação adequada das fibras musculares” (Campos, 2020).

 “Entretanto, em situações de estresse e alterações na rotina, mudamos também nosso comportamento em relação ao sono e passamos a ter hábitos, muitas vezes, incompatíveis ou que prejudicam a qualidade do sono” (Teixeira, 2020). E de acordo com Neves (2013), “sua privação pode determinar importante prejuízo em curto ou em longo prazo nas atividades diárias, causando adversidades sociais, somáticas, psicológicas ou cognitivas”.

Diante da atual situação vivida pela Pandemia do Covid-19, o Instituto do Sono realizou um estudo coordenado pelo Dr. Sérgio Brasil Tufik, em que 55,1% dos 1.600 avaliados alegam piora na qualidade do sono por motivos que incluem, preocupação com os efeitos da pandemia, maior exposição às telas de TV, computador e celular, e indisposição ou falta de entusiasmo.

A Fundação Oswaldo Cruz – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana produziram uma nota com as recomendações para melhorar a qualidade do sono no período da Pandemia do Covid-19.

Algumas das sugestões citadas por Liliane Teixeira é conseguir manter os horários regulares para deitar e acordar; evitar cochilar durante o dia ou não cochilar depois das 15 horas; manter o quarto com temperatura agradável, ambiente silencioso, iluminação adequada, limpo e sem umidade; manter tranquilidade no ambiente em que se dorme (evitar TV, rádio, computador…); evitar leitura ou filmes com conteúdo estimulante e tensos antes de dormir; evitar ir dormir com fome ou alimentado em excesso;  evitar café, chá preto, refrigerantes, chocolates e medicamentos que contenham cafeína quatro horas antes de ir dormir; evitar o consumo de bebidas alcoólicas de quatro a seis horas antes de ir dormir ; Deitar apenas no momento em que estiver com sono; se não conseguir sentir sono ou dormir, sair do quarto e realizar uma atividade tranquila.

“Da mesma forma que precisamos promover hábitos saudáveis de vida, como atividade física, alimentação balanceada e o cuidado com a mente, também é importante cuidar do sono, tendo hábitos que favoreçam um momento tranquilo de descanso”

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj