Primavera e as Alergias da Estação

Sem dúvida, a primavera é a estação mais bonita do ano não é mesmo? As ruas ficam mais bonitas, as árvores mais floridas, dando aquele toque colorido na vida das pessoas, principalmente no estado de espírito. Mas muitas pessoas com doenças alérgicas sofrem com a mudança da estação. É preciso tomar cuidado para evitar as crises respiratórias.

Conforme o pneumologista do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento, Igor Gorski Benedetto, existem casos em que os sinais alérgicos aparecem apenas em determinadas épocas do ano. Essas situações são chamadas de alergias sazonais. “Elas são causadas por polens ou gramíneas relacionadas à determinada estação do ano (primavera, por exemplo). Outra causa de reações são os esporos de mofo que surgem em maior quantidade quando o tempo está úmido”.

De modo geral, as doenças alérgicas ocorrem como uma resposta exagerada do sistema de defesa do organismo (imunológico) após exposição aos alérgenos (substâncias causadoras das reações alérgicas). As alergias podem variar de acordo com os agentes causadores, após: contato com a pele, como é o caso da dermatite ou urticária; ingestão de algum alimento ou medicamentos; e inalações, ocasionando as dificuldades respiratórias, as mais comuns hoje em dia são rinite alérgica e asma.

Segundo o chefe do serviço de pneumologia da Santa Casa, Adalberto Rubin, as doenças respiratórias alérgicas podem ser controladas com o tratamento correto e amenizadas com cuidados básicos no dia a dia. Observe os sintomas e, se você sofre desse mal, fique atento às dicas para aliviar e evitar o desconforto.

Principais sintomas:

  • Espirros frequentes
  • Coceira no nariz, olhos e garganta
  • Olhos e nariz vermelhos
  • Tosse constante
  • Nariz entupido
  • Chiado no peito
  • Expectoração

Dicas para evitar alergias:

1. Mantenha as janelas de casa fechadas para evitar a entrada de ar em excesso. Mas é importante abrir um pouco, uma vez por dia, para arejar o ambiente.

2. Lave o nariz com soro fisiológico, pelo menos, uma vez ao dia, para tira as impurezas e diminuir o efeito do pólen e da poeira nas vias respiratórias.

3. Evite frequentar jardins ou locais com muito vento, flores e árvores.

4. O uso de óculos de sol ajuda a diminuir o contato do olhos com o pólen.

5. É importante secar as roupas no sol para eliminar microrganismos (ácaros) que podem se acumular no tecido.

6. Forre o colchão e o travesseiro com material impermeável para evitar o contato com outros causadores de alergias como ácaros e mofos. O ideal é usar colchão e travesseiro de espuma. O maior causador de alergia é o travesseiro de pena.

7. Evite carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia.

8. Cuidado ao manusear produtos de limpeza. Alguns podem irritar a mucosa nasal e devem ser evitados durante essa estação. Uma boa alternativa são os produtos biodegradáveis, que são menos irritantes.

9. Procure não usar descongestionantes nasais. Eles aliviam o problema por um determinado tempo, mas aumentam o inchaço nasal e acabam provocando ainda mais coriza. O uso contínuo do produto também pode causar rinite.

10. O ar-condicionado em temperatura ambiente pode ser um grande aliado no combate às alergias, pois retém as partículas prejudiciais em seu filtro. Porém, é importante limpar bem o filtro e fazer manutenção constante no aparelho.

11. É possível fazer um tratamento preventivo com antialérgicos. Métodos por inalação (oral ou nasal) protegem o organismo das substâncias que causam as alergias nesta época do ano. Consulte um especialista para saber qual o tratamento mais adequado.

Fonte:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2016/09/saiba-identificar-e-prevenir-as-alergias-durante-a-primavera-7458414.html

https://www.hospitalmoinhos.org.br/saude-e-voce/doencas-alergicas-e-a-relacao-com-a-troca-de-temperatura-e-estacao/

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj