Saiba quais são as 5 principais Doenças Ocupacionais

O que são doenças ocupacionais? São as doenças associadas a atividade do trabalhador e às condições de trabalho nas quais ele está submetido. Dependendo da evolução destas doenças elas podem ocasionar um elevado número de afastamentos, até mesmo a invalidez do trabalhador.

De acordo com os dados de 2017 do INSS mais de 196.754 trabalhadores foram afastados de seus postos de trabalho, a causa destes afastamentos foram as doenças ocupacionais. Se você nos acompanha aqui no blog, certamente já leu diversos posts relacionados a doenças ocupacionais como LER/DORT, não é para menos, afinal as LER/DORT englobam aproximadamente 30 doenças osteomusculares.

Esta semana falaremos das 5 principais patologias relacionadas ao trabalho, as mais comuns conforme a Previdência Social.

LER/DORT: Lesão por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. É provocada por movimentos repetitivos e /ou posturas inadequadas.

ANTRACOSE: É uma lesão pulmonar causada pelo acúmulo de poeira de carvão nos pulmões. DERMATOSE OCUPACIONAL: Toda alteração da pele, de mucosas e anexos causados direta ou indiretamente por tudo aquilo que seja utilizado na atividade profissional ou que exista no ambiente de trabalho. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia também é conhecida como dermatite de contato.

SURDEZ TEMPORÁRIA OU DEFINITIVA: A perda da sensibilidade auditiva pode ser adquirida e desenvolvida quando há uma exposição contínua e intensa a ruídos. Muito comum em trabalhadores de aeroportos, operadores de telemarketing e trabalhadores da construção civil que ficam expostos a ruídos por longos períodos. Também já se sabe que o trabalho com determinados produtos químicos, principalmente os solventes, pode ocasionar transtornos auditivos.

TRANSTORNOS MENTAIS (DEPRESSÃO/ANSIEDADE/STRESS PÓS-TRAUMÁTICO): As causas são diversas, mas as mais comuns são situações momentâneas e súbitas de alto nível de estresse, metas inatingíveis, assédio moral, longas jornadas de trabalho entre outras.

Programas de assistência laboral auxiliam na prevenção de LER/DORT, assim como as SIPAT’s auxiliam na prevenção de acidentes de trabalho e cuidados com a saúde do trabalhador.

Atividade física e alimentação equilibrada são fundamentais para uma boa saúde!

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj