Saúde da Pele

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, trouxemos um assunto que muitas mulheres adoram: os cuidados com a saúde da pele. Mas o assunto vale também para os homens.  A pele reveste todo o nosso corpo, nos protegendo de diversos agentes externos. Vamos conferir alguns cuidados básicos para manter a nossa pele sempre bem cuidada? Confiram as nossas dicas.

A pele é uma barreira de proteção contra produtos químicos, fungos, bactérias, e também contra o  sol.  Esta proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor formando uma grande capa protetora. Apesar da barreira protetora, a pele é permeável, ou seja, ela absorve substâncias. Por isso,  devemos ter  cuidado. Existem quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista, e cada uma delas necessita de cuidados diferentes com produtos específicos para manter seu equilíbrio e saúde.

A pele é formada por três camadas: Epiderme, Derme e Hipoderme, cada uma destas três camadas tem uma função. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Epiderme é a camada externa, ela protege de danos externos e dificulta a perda da água do organismo e a entrada de microrganismos. A Derme é a camada intermediária, é formada pelo colágeno, elastina e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas nos permitindo sentir as sensações de frio, calor, pressão. A Hipoderme é a última camada da pele, ela é formada por células de gordura, responsável pela temperatura do corpo, além de apoiar e unir a epiderme e a derme no corpo. Sua espessura é variável e ela acumula energia para o desempenho das funções biológicas.

Devemos ter cuidado redobrado com a pele das crianças e idosos por serem mais finas. Cada época do ano necessitamos  de cuidados específicos, mas a hidratação (beber muita água) e alimentação equilibrada são regras muito importante a serem seguidas .

Vamos conferir alguns cuidados básicos para manter a nossa pele sempre bem cuidada:

Higiene: Limpar a pele do rosto pelo menos duas vezes ao dia com sabonete específico para cada tipo de pele. O ideal é sempre de manhã e a noite, removendo também a maquiagem com produtos específicos para este fim.

Hidratação: Manter a pele hidratada evita o envelhecimento precoce, ressecamento e descamação. A hidratação auxilia a manter o viço e elasticidade da pele.

Proteção: Usar diariamente protetor solar, o uso não deve ser restrito apenas a beira mar e  piscina. Afinal, nos expomos aos raios solares diariamente, inclusive em dias nublados. Não é porque o sol não aparece que ele não está enviando radiação. O excesso de radiação pode provocar o aparecimento de manchas, sardas, pintas, além do câncer de pele.

Alguns cuidados extras para você manter a sua pele sempre saudável:

  • Evitar exposição excessiva ao sol.
  • Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras.
  • Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.
  • Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.
  • Usar protetor solar no corpo e no rosto.
  • Utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele.
  • Consultar  o dermatologista pelo menos uma vez ao ano.
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj