Saúde do Homem – Cuidados importantes

Assim como as mulheres, os homens também necessitam de cuidados específicos com a saúde. Existem doenças que são mais prevalentes em homens do que em mulheres. De acordo com a OMS/ OPAS, a cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens. No Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres; e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.

Diferente das mulheres, os homens têm uma certa relutância em procurar médicos ou outros profissionais da saúde. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, mostra que 70% dos homens só buscaram atendimento médico por influência da mulher e dos filhos. Inúmeras pesquisas, Keijzer (2003) e Schraiber et al. (2000), apontam que esta vulnerabilidade decorre de variáveis culturas, onde doença é sinal de fragilidade e incompetência. É necessário quebrar esse tabu de que os homens não ficam doentes e que devem sim,  se preocupar com a sua saúde. O governo federal há mais de 11 anos tem um programa especial voltado para promoção e autocuidado da saúde do homem chamado de Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), e está disponível na rede pública de saúde (SUS).

Devido a alta prevalência de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão alta, é recomendado realizar  consultas médicas onde serão solicitados  exames específicos para o monitoramento dos índices de glicose, colesterol, triglicerídeos, entre outros com o objetivo de diagnosticar o risco para o surgimento de doenças ou no caso, o tratamento adequado. Outros cuidados devem ser tomados como aferir a pressão arterial  juntamente com os outros exames, essa atitude auxilia o monitoramento na prevenção da hipertensão e síndrome metabólica.

Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV).

Ter hábitos saudáveis como praticar exercícios , não fumar, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, manter uma alimentação equilibrada, fazer um check-up anual são fundamentais para uma boa saúde do homem.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj