Saúde e Nutrição

Vamos conversar sobre de Saúde e Nutrição?

Dia 31 de março é o dia Nacional da Saúde e Nutrição. Uma data para refletirmos sobre os nossos hábitos e a nossa saúde, principalmente neste período de Pandemia que ainda estamos vivemos.

Alimentar-se é muito mais que ingerir comida. Enquanto o hábito de comer é apenas uma espécie de “abastecimento”, a ação de se alimentar corretamente, é utilizar os componentes presentes no alimento para manter o corpo perfeitamente equilibrado e aproveitando os benefícios de seus componentes, fazendo assim, a denominada nutrição.

Indo muito além da capacidade de manter o corpo vivo, a alimentação tem o papel essencial, pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe, os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu bom funcionamento e prevenir doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral, entre outras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico.

  • Cada pessoa é única, tem um próprio DNA, e uma necessidade de nutrientes individualizada. Essa necessidade vai muito além da quantidade calórica, por isso a alimentação que serve para um pode não ser a melhor para outro. Preocupe-se com os nutrientes e não apenas com as calorias.
  • Tudo aquilo que ingerimos exerce um grande impacto também sobre a função cerebral, podendo interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória, no aprendizado e no envelhecimento celular.
  •  Se não ingerirmos o alimento corretamente, o corpo vai precisar usar reservas para o cérebro funcionar. O cérebro buscará as reservas de outros locais como por exemplo: o cabelo e as unhas. Se isto acontecer, o corpo ficará fragilizado e haverá baixa imunidade, podendo haver quedas de cabelos e quebras das unhas.

“A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças e enfermidades. ” (OMS).

Com a mudança na rotina devido ao isolamento social, manter uma alimentação saudável durante a pandemia é ainda mais difícil. Por isso, muitas pessoas optam pelas comidas ultra processadas ou pedem comida de restaurantes pela praticidade, no entanto essa atitude pode trazer danos à saúde.

O isolamento social também pode gerar ansiedade e compulsões alimentares em muitas pessoas, o que prejudica tanto a saúde física quanto mental. Neste momento, é preciso ter cuidado redobrado com higiene e também com a alimentação saudável, pois manter a imunidade fortalecida é fundamental para evitar o surgimento ou agravamento de doenças.

Fontes: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000100019

 Abaixo, estamos compartilhando o link da reportagem com a Nutricionista Andressa Troles do  Hospital Marcelino Champagnat com dicas de alimentação saudável durante a Pandemia que estamos vivendo.  

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj