Saúde na Terceira Idade – Como envelhecer com saúde

Estima-se que no Brasil atualmente 14% da população é idosa.  

Envelhecer é um processo natural, mas ao pensar nisso, a maioria das pessoas associam a ideia com a chegada de doenças, uso de medicamentos, limitações físicas e outros, mas isto não é uma regra. Se cuidarmos da nossa saúde hoje, certamente algumas dessas preocupações serão minimizadas.

Quando somos jovens abusamos de comidas gordurosas, excesso de açúcar, bebidas alcóolicas, noites em claro, nos alimentamos sem horários específicos, dormimos pouco, trabalhamos até atingir níveis altos de stress. Esquecemos que o nosso corpo e nossa saúde são resultados das nossas escolhas.  

As doenças mais comuns na terceira idade estão associadas ao estilo de vida vivido ao longo de muitos anos, que são hipertensão, diabetes, dislipidemias, problemas de circulação, doenças ósseas, articulares e até mesmo obesidade. 

Com o passar dos anos vamos perdendo massa magra e ganhando até um quilo de gordura corporal, salvo aqueles que mantem dieta e exercícios físicos em sua rotina. Por mais que se mantenha fisicamente ativo e com alimentação equilibrada não quer dizer que a nossa saúde mental não precisa de cuidados. A maioria dos idosos no Brasil vivem sozinhos, isolados e com baixa atividade social. Esta situação pode se agravar evoluindo para depressão e suicídio. Conforme estudo de 2017 do Ministério da Saúde, os indicadores revelaram uma alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. Portanto é importante manter-se socialmente ativo, buscando grupos de viagens, grupos de terceira idade, dança, cursos artesanato, manter amigos e relações interpessoais positivas. Entre as principais causas de depressão em idosos são por conta da perda do parceiro ou abandono dos filhos e parentes.

Dicas preciosas para envelhecer com saúde:

  • Manter uma alimentação equilibrada consumindo legumes, verduras, carnes magras e frutas.
  • Noites de sono bem dormidas.
  •  Praticar atividades físicas e manter-se socialmente ativo.
  •  Pensar positivo e acima de tudo amar cada fase da nossa vida.       
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj