Saúde Ocular e o Trabalho no Computador

O uso do computador, celulares e tabletes estão cada vez mais presentes no dia a dia, seja no trabalho ou no lazer, as pessoas passam grande parte do seu dia em frente às máquinas. Os principais desconfortos para quem usa excessivamente o computador são os olhos vermelhos ou irritados; a coceira na região ocular; a aparência de olhos cansados; olhos secos; vontade de piscar em demasia e a sensação de “areia” nos olhos.

Por conta disso, preparamos algumas dicas para vocês cuidarem da saúde dos olhos e prevenirem todos estes problemas.

Alguns estudos sugerem que se você passa mais de duas horas por dia em frente ao monitor, é possível que você sofra da Síndrome da Visão de Computador, em inglês conhecida como CVS. Essa síndrome afeta muitas pessoas, principalmente no ambiente de trabalho.

Os problemas do uso demasiado do computador são vários e vão desde a má postura até problemas relacionados aos olhos como ressecamento ocular, desconforto, fotofobia e visão turva.

 Para reduzir o desconforto preparamos 7 dicas para manter a saúde ocular ao trabalhar com computador:

1) Mantenha a tela na altura dos olhos

Ao organizar o seu ambiente de trabalho, é importante estar atento à altura e à distância dos equipamentos. A tela do computador, por exemplo, precisa estar na mesma direção que os seus olhos. Ainda, a altura ideal é aquela em que você não precisa levantar ou abaixar a cabeça. Com isso, você não prejudica sua saúde ocular. Caso contrário, a tendência é de que haja um maior esforço da musculatura do olho, fazendo com que ele fique ressecado.

2) Cuidado com o ar – condicionado

Como vivemos em um país tropical, o ar-condicionado se torna um item essencial. Embora não haja nenhum problema em melhorar a temperatura ambiente no seu trabalho, você precisa estar atento ao direcionamento do ar. Isso porque, quando o ar emitido por esses equipamentos está direcionado para os seus olhos, eles tendem a ressecar. Com essa desidratação, a vista fica mais vulnerável a outros problemas oculares.

3) Evite a “síndrome da visão de computador”

Apesar de não ser uma doença considerada pela ciência, o termo foi criado para descrever os efeitos do uso excessivo do computador. Para ajustar o foco e a definição do que enxergamos, os olhos estão constantemente tensionados. Neste sentido, o cansaço da visão é uma reação natural a essa tensão. A “síndrome da visão de computador” se caracteriza pela dor de cabeça constante, embaçamento da visão e olhos cansados, logo após o uso excessivo do computador.

4) Mantenha a distância adequada do computador

Não é só a altura da tela que impacta a sua saúde ocular. A distância entre os seus olhos e o computador deve ser de, pelo menos, 60 centímetros do seu rosto. Assim, você reduz os efeitos nocivos da luminosidade.

5) Faça pausas regulares

A rotina excessiva de trabalho faz com que as pessoas permaneçam, ininterruptamente, por horas em frente ao computador. Porém, assim como o corpo, a sua visão precisa descansar. Então, reserve pequenos intervalos do seu dia para dar uma pausa no trabalho. Ademais, parar por 15 minutos a cada duas horas já é suficiente para aliviar a tensão ocular. Aproveite essas pausas para ir ao banheiro, fazer um pequeno lanche, deitar no sofá, fazer uma ligação, entre outros.

6) Utilize óculos com proteção UV

Essa dica é apenas para quem já usa óculos de grau ou lentes. A iluminação da tela do computador emite a chamada luz visível, ou luz azul, uma radiação com grande potencial para prejudicar sua saúde ocular. Por isso, ao adquirir um novo par de óculos ou lentes de contato, dê preferência para aqueles que oferecem tecnologia de proteção contra esse tipo de luz. Dessa forma, você contribui para a manutenção da saúde dos seus olhos. Portanto, se você deseja evitar os principais problemas de visão causados pelo uso excessivo do computador, considere nossas dicas no seu dia-a-dia. Em consequência disso, você afasta o risco de causar prejuízos a sua saúde ocular.

7) Visite seu oftalmologista e realize exames regularmente.

Fonte: 

https://www.duooftalmologia.com.br/dicas-para-manter-a-saude-ocular-ao-trabalhar-com-computador/

https://www.oftalmocentro.com.br/novidades-blog/saude-dos-olhos-e-o-uso-de-computadores/

Sobre o Autor

Morgana Lovato Cantarelli administrator

Proprietária da Empresa Corpo em Ação , educadora física formada no IPA (1991), especializada em pedagogia do treinamento desportivo, especializada em pilates, palestrante, professora de massoterapia e Estado do Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

CBDOILKaufen.com