Sedentarismo Nunca Mais

Se exercitar é preciso.

 O que o sedentarismo pode causar na vida das pessoas?

A maioria dos malefícios do sedentarismo são velhos conhecidos: aumento de peso, colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, mais risco de diabetes tipo dois e apneia do sono, entre outros.

Uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada em Brasília em 2023, concluiu que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais.    

 Existe uma infinidade de práticas e adaptações que podemos encontrar para alcançarmos os resultados que esperamos aliados ao prazer e à satisfação, inclusive, muita gente volta para o sedentarismo porque acredita que não há nada que traga ambos em conjunto. Pode até parecer difícil achar a melhor atividade física para você, mas não precisa ser assim.

Confiram algumas dicas para se tornar  uma pessoa mais ativa fisicamente: 

Para iniciantes

Iniciar uma atividade física nem sempre é fácil, há inúmeras possibilidades e as maiorias das pessoas ficam em dúvida sobre que prática melhor se enquadraria nas necessidades delas.

Antes de tudo, é importante saber o quanto o exercício físico é importante para a saúde mental e para o prolongamento da vida, além de agir no combate a inúmeras doenças como diabetes e hipertensão. Busque a atividade que se identifique mais com você.

Avaliação médica

Antes de iniciar a prática dos exercícios, procure um médico para que ele possa avaliar sua saúde através de exames e lhe autorizar a iniciar suas atividades. Esta é uma fase muito importante para garantir que não haja qualquer problema durante sua atividade física.

Procure um profissional de educação física 

É importante buscar um profissional na área de educação física que possa te orientar; esse pode ser o caminho mais adequado, especialmente no caso de pessoas iniciantes ou que tenham pouca experiência com um exercício. 

Tenha objetivos 

Segundo Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração), ter objetivos ao iniciar uma atividade física é sempre um ponto motivador, mas desde que as metas sejam realistas. “O mais indicado é definir metas e objetivos a curto prazo, tipo correr um quilômetro em um mês e, mais a frente, definir as de longo prazo, para daqui a um ano. 

Fonte:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj