Setembro Amarelo

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil foi criada em 2015 pelo Conselho Federal de Medicina, Centro de Valorização da Vida e Associação Brasileira de Psiquiatria. O dia 10 de setembro é o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a proposta é associar a cor a data, com o objetivo de garantir visibilidade a causa.

São registrados cerca de 10 mil suicídios todos os anos no Brasil; e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca e 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias, conforme apontam os dados da Sociedade Brasileira de Psiquiatria.

A OMS aponta que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenções adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas, contribui para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. 

A atividade física é uma forte aliada no combate a doenças como depressão, transtorno bipolar que são os gatilhos para o suicídio. Os benefícios da atividade física no combate a depressão não estão limitados na liberação de hormônios, ela ajuda a minimizar o sofrimento psíquico e físico, promove a interação social, melhora na qualidade de vida, aumento da autoestima. Atividade física além de auxiliar no tratamento dos transtornos psíquicos é também fundamental para prevenção deles. Portanto, manter uma rotina de exercícios é fundamental para uma boa qualidade vida e manutenção da saúde mental. Temos algumas sugestões para você trabalhar atitudes positivas que irão auxiliar a sua saúde mental: Seja grato; Ter companhias positivas; Ser prestativo; Alimente-se de forma saudável; Descanse; Medite; Use palavras construtivas.

Abaixo segue alguns canais que podem auxiliar quem precisa de ajuda. O importante é sempre estar disponível para as pessoas que precisam ser ouvidas. Muitas vezes não sabemos, mas o colega do lado precisa apenas que você o ouça. As pessoas precisam de ajuda e não de julgamentos, depressão não é frescura, depressão é coisa séria. Já falamos várias vezes aqui no blog que stress é uma das causas da depressão e que ela é uma porta de entrada para o suicídio! Não sinta vergonha de falar, de pedir ajuda, busque orientação, converse!

[email protected]

Telefone: 188

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj