Síndrome da Visão Cansada – Presbiopia

Se você trabalha por muitas horas diante do computador, este tema é um alerta para você. Com certeza você já sentiu a visão pesada, olhos ressecados, ardência, vermelhidão, falta de foco. O alerta é antigo e válido nos dias de hoje; ficar muito tempo em frente ao computador e aparelhos de televisão prejudica a visão. Com os avanços tecnológicos ainda podemos agregar a chegada dos smartphones nesta lista de inimigos da visão.

Encarar longas jornadas diante do computador é cada vez mais comum, mas provocam fadiga ocular ao focar em um espaço pequeno e muito luminoso. Além dos sintomas já mencionados, dor de cabeça e desconforto em ambientes muito iluminados são bastante frequentes. Segundo especialistas, passar mais de 3 horas diante das telas já é o suficiente para desenvolver a Síndrome da Visão Cansada. Se contar que as jornadas de trabalho são de 8 horas ou mais, além das atividades de lazer diante do computador e smartphones.

A síndrome da Visão Cansada se não tratada pode evoluir para Presbiopia conforme o Hospital de Olhos de São Paulo, que é a perda natural da elasticidade do cristalino, uma lente que temos dentro dos olhos, responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão. A presbiopia normalmente acorre a partir dos 40 anos, que ocorre devido ao envelhecimento, mas com o uso contínuo de computadores pode ter a sua chegada antecipada. Os tratamentos para prevenir a Síndrome da Visão Cansada são indicados por médicos oftalmologistas sendo muito utilizados colírios lubrificantes, ou até mesmo a indicação de óculos.

Existem alguns cuidados que auxiliam a prevenção da Síndrome da Visão Cansada:

–  Rever a postura diante do computador, ou seja, posicionar-se adequadamente diante do monitor (você pode conferir esse item no nosso guia da postura correta).

Piscar é muito importante para manter a lubrificação natural dos olhos. A iluminação e ventilação podem aumentar o ressecamento, portanto é importante que você tome algumas precauções quanto a saídas de ar direcionadas aos olhos assim como a iluminação apontada diretamente para os olhos.

As pausas são fundamentais para que os olhos descansem, isso não quer dizer que você deve trocar o computador pelo smartphone.

Ao perceber os sintomas procure um médico oftalmologista, somente ele poderá indicar o tratamento correto para Síndrome da Visão Cansada prevenindo assim, o surgimento da presbiopia.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj