Síndrome do Esgotamento no Trabalho

Excesso de cobranças, preocupação e estresse podem fazer o cansaço evoluir para o esgotamento. 

Que tal entender um pouco mais sobre isso e iniciar 2024 com pé direito?

É normal sentir-se esgotado, especialmente depois de um dia atarefado no trabalho. E a origem disso nem sempre é física, pode ser emocional também e atingir crianças e adultos. O excesso de estresse, cobranças e a falta de tempo para relaxar costumam ser o estopim.

“Quando a pessoa está em seu limite, ela diminui o rendimento, o prazer na execução do trabalho vai embora e vem uma sensação de que tudo é muito complicado, desgastante e demanda uma energia muito maior”, explica o médico Fernando Fernandes, psiquiatra do HCor.

Até chegar nesse ponto, o corpo percorre um longo caminho e costuma enviar sinais para avisar que algo não vai bem e, assim, evitar um colapso. De acordo com o psiquiatra, as próprias mudanças comportamentais, como perda de interesse em coisas que antes davam prazer, sintomas de depressão e ansiedade são indicativos. É preciso ficar atento a esses sinais de alerta. Veja os principais a seguir:

1.Dor de cabeça

Dores de cabeça quando começam a ser frequentes devem ser avaliadas. A pessoa pode sentir uma dor pulsante ou somente aquela sensação de pressão na cabeça, que pode vir acompanhada de náuseas.

2.Dores pelo corpo

Quando estamos em uma situação interpretada como ameaça, o corpo libera hormônios, como a adrenalina, por exemplo, para que os músculos se contraiam. Com os nervos comprimidos, a consequência é aparecer dores no corpo. Atividades relaxantes e prática de atividades físicas ajudam a aliviar esses desconfortos.

3.Distúrbios do sono

Em situações de cansaço extremo, a pessoa pode sofrer tanto com a dificuldade para dormir quanto com a sensação de que não dormiu o suficiente. Isso acontece porque, nessas condições, o cérebro não consegue percorrer todos os estágios normais do sono, não conseguindo, de fato, descansar.

4.Falta de concentração

Em situações de exaustão, não somente o corpo dá sinais, o cérebro também envia alertas. Dificuldades de concentração e distração constante são alguns deles.

5.Irritabilidade

A tensão física e cansaço mental experimentado nesses momentos acaba gerando um estresse psicológico. A pessoa se cobra mais e pode se irritar em circunstâncias que normalmente não se irritaria.

Veja como evitar chegar ao seu limite:

Para dar adeus ao esgotamento físico e mental, é preciso iniciativa. Reveja suas atividades e evite absorver aquelas em que você não poderá dar conta.

1. Ordene suas prioridades: organizar as responsabilidades auxilia na manutenção de uma rotina tranquila, sem prazos estourados e com menos correria. Evitando assim a frustração.

2. Alimentação: Com uma alimentação equilibrada e saudável, suas energias e vigor serão renovados.

3. Atividade física: cuidando do corpo você também cuida da mente. Escolha o exercício que mais faz seu estilo, seja corrida, caminhada, box, dança etc.

4. Veja o mundo por uma outra óptica: rever a maneira como lidamos com os problemas rotineiros e as frustrações é uma alternativa ao estresse. Os problemas continuarão surgindo, mas a maneira como lidamos com eles pode ser modificada.

5. Vá ao especialista: ter acompanhamento psicológico nesses momentos de muita tensão e responsabilidade, é de grande ajuda.

6. Invista tempo nos pequenos prazeres: Ler um livro, tomar uma xícara de café com um amigo ao final do expediente, ver um filme com a família, dançar ou mesmo tomar um banho relaxante, são momentos que trazem bem estar e relaxamento auxiliando na redução do esgotamento.

Fonte: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/cansaco-mental

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj