Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma neuropatia caracterizada pela compressão do nervo mediano no canal no punho. O túnel do carpo é um canal por onde passam o nervo mediano que sai do antebraço e passa pela mão usando um canal estreito abrigando também os tendões que movimentam os dedos da mão. A STC (Síndrome do Túnel do Carpo) ocorre por diversos fatores, não estando ligada somente ao esforço repetitivo, ela está relacionada a alterações hormonais, como tireoide, diabetes, gravidez e menopausa. É comum ocorrer em mulheres que estão no Climatério (início da menopausa) mas que estão em plena atividade laboral, isso também justifica o porquê esta doença é mais comum em mulheres na faixa dos 40 anos, no caso das gestantes os sintomas sessam após o parto.

Conforme o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde, os sinais e sintomas da STC são:

  • Dor ou dormência noturna nas mãos após o uso prolongado ao longo do dia.
  • Diminuição da sensação nos dedos, exceto do dedo mínimo.
  •  Formigamento e dor ao longo do braço estendendo-se até o ombro.
  • Outro sintoma é quando a pessoa não consegue distinguir as sensações de quente e frio. Com a perda da sensibilidade nos dedos, com o agravamento dos sintomas, haverá dificuldade em realizar tarefas cotidianas como amarrar os sapatos, utilizar a chave para abrir uma porta, assinar documentos entre outras que exigem da motricidade fina das mãos.

O diagnóstico é possível através de exames clínicos e de imagem solicitados pelo médico ortopedista/traumatologista.

A STC pode ser prevenida realizando alongamentos, pausas ativas ao longo do dia na jornada de trabalho. O agravamento dos sintomas de Síndrome do Túnel do Carpo pode levar a afastamentos prolongados, e em caso mais graves a alternativa de tratamento é a cirurgia. Busque sempre orientação médica ao perceber os sintomas e seguir o tratamento recomendado a risca.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj