Tabagismo e Atividade Física

Fumar não traz nenhum benefício para a saúde, pelo contrário, fumar causa uma série de prejuízos, e com certeza você já sabe disso. Dia 29 de agosto é o dia nacional de combate ao tabagismo, esta data não foi escolhida só porque o cigarro faz mal, mas porque o tabagismo é uma doença, e de acordo com a OMS, o tabagismo é considerado uma pandemia e precisa ser combatido.

Resultado de imagem para bem estar qualidade de vida saúde

A fumaça do cigarro pode trazer mais de 4.700 substâncias tóxicas altamente prejudiciais a saúde. Alguns exemplos do que está dentro da próxima tragada são: amônia, monóxido de carbono, formaldeído, nicotina, alcatrão entre outras. Estas substâncias perigosas atingem órgãos e sistemas, e mais de 60 delas são cancerígenas. A nicotina é o principal ativo, causa dependência (vício). Há também substâncias radioativas como o polônio 210 e carbono 14, agrotóxicos e solventes como o benzeno. Níquel e arsênico também estão presentes no cigarro conforme afirma a FIOCRUZ, eles ficam armazenados em órgãos como fígado, coração, rins, ossos e dentes, podendo causar gangrena nos pés entre outras doenças.  Depois de enumerar tantos malefícios, imagina o que o cigarro não causa em anos de dependência química e psíquica? O número de doenças que o tabagismo causa é enorme, algumas delas: infarto do miocárdio, AVC, enfisema pulmonar, diversos tipos de câncer, hipertensão e outros. O tabagismo ainda está associado ao sedentarismo. Mas é possível se livrar do vício sim!

A atividade física faz bem para saúde, ao contrário do cigarro, produz neurotransmissores da felicidade como serotonina e endorfina que proporcionam a sensação de prazer, da mesma forma que a nicotina quando atinge o cérebro e libera diversos neurotransmissores que são responsáveis por estimular a sensação de prazer justificando a sensação boa que o fumante tem ao fumar. Portanto se exercitar tem o mesmo efeito prazeroso que o ato de fumar.

Quanto mais tempo a pessoa passa numa sessão de treinamento, mais tempo longe do cigarro ela estará. A atividade física melhora a capacidade cardiorrespiratória que fica fragilizada devido aos efeitos do cigarro.  Com 30 minutos diários já é possível melhorar a capacidade cardiorrespiratória, e são 30 minutos que você estará longe do cigarro. Agora, caso você seja fumante e esteja focado no projeto para ter um corpo mais atlético e em busca de melhores resultados nos treinos de musculação, temos uma notícia triste, a nicotina reduz a síntese das proteínas, isso quer dize que reduz a massa muscular. O seu esforço em ter um corpo musculoso não está sendo em vão, mas vai demorar mais do que esperado para atingir seus objetivos.                       

Todos nós conhecemos algum fumante ou caso você seja um, procure ajuda médica, caso deseje parar de fumar. Existem equipes especializadas em postos de saúde que estão à disposição para auxiliar no tratamento para parar de fumar.  O serviço é gratuito e é oferecido a população pelo SUS , mais informações no link abaixo. 

https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj