Temperatura no Ambiente do Trabalho

Para manter uma qualidade no ambiente de trabalho, o conforto climático é fundamental. 

Geralmente, não percebemos um clima confortável no ambiente, mas percebemos imediatamente um clima quando ele não é confortável, não é mesmo?  Este sentimento é uma regulação biológica importante.

Manifestações Colaterais de Desconforto relacionado à temperatura

Perturbações no conforto são acompanhadas de alterações funcionais, que atingem o nosso organismo. Calor excessivo leva primeiro a um cansaço e sonolência, que atinge a prontidão de resposta e aumenta as tendências de falhas. Se, por outro lado, o organismo está ameaçado de resfriamento, então entra em ação uma necessidade de aumento de atividade, principalmente a concentração para o trabalho intelectual diminuir. 

Faixa de Temperatura Confortável

A pessoa claramente só se sente bem quando o seu sistema de regulação vasomotor não está sendo exigido ao extremo, portanto, quando a irrigação sanguínea da pele está dentro de um limite normal. 

A faixa de temperatura nas quais a pessoa se sente bem é individualmente diferente; ela depende principalmente da vestimenta e do grau de atividade corpórea. Se influências como nutrição, época do ano, hora do dia, idade ou sexo igualmente tem um papel importante. 

Recomendações para o Trabalho de Escritório, Sentado

Com bases em estudos, recomenda-se para pessoas sentadas (sem sobrecarga manual) as seguintes linhas:

– A temperatura no inverno deve ser de 21°C¹. No verão as temperaturas entre 20 e 24°C são percebidas como agradáveis.

– A umidade relativa do ar não deve cair abaixo de 30% no inverno, para evitar o risco de excesso de desidratação nas vias respiratórias superiores. No verão, os valores naturais de umidade relativa oscilam entre 40 a 60%, o que normalmente é percebido como agradável. 

– A movimentação do ar livre não deveria ultrapassar, no assento, na altura da cabeça e dos joelhos, a 0,2m/s.

A garantia de um clima confortável no ambiente é um pré-requisito necessário para a manutenção do bem-estar e para a capacidade de produção total.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj