A importância da prática de ginástica laboral para prevenir trombose

Ministério do Trabalho alerta para o perigo da doença

Em 2016, 10.732 trabalhadores foram afastados das atividades laborais em razão da trombose e de doenças a ela relacionadas, conforme a Previdência Social.

Passar horas parado em pé ou sentado faz parte da rotina de muitos trabalhadores. Esse fator aumenta o risco de doenças como a trombose, que tem no seu Dia Nacional de Combate à Prevenção em 16 de setembro. Em 2016, 10.732 profissionais solicitaram auxílio-doença de origem previdenciária e acidentária, conforme os dados mais recentes da Previdência Social.

Mas o que é a TROMBOSE?

A trombose é caracterizada pela formação de coágulos de sangue (trombos) no interior de veias ou artérias. Pode ser causada por varizes, pela permanência na mesma posição durante muito tempo (sentado, deitado ou em pé),

 

Movimentos simples e rápidos ajudam no relaxamento e na melhora da circulação sanguínea, prevenindo assim o surgimento da doença. Confira:

Alongamento da panturrilha

Apoie as mãos na cadeira e incline o corpo para frente e mova o quadril também para a frente, fazendo a perna de trás esticar-se mais. Sinta o alongamento na panturrilha da perna de trás e segure por 15 a 30 segundos.

 

 

Alongamento de quadríceps e quadril

 

Em pé, apoie uma das mãos na cadeira e flexione o joelho, segurando o tornozelo com as mãos. Tente aproximar ao máximo o calcanhar das nádegas. Mantenha por 15 a 30 segundos a posição.

 

 

Alongamento de posteriores das coxas

Sentado na parte da frente da cadeira, incline o tronco à frente sobre a perna estendida. Tente alcançar a ponta do pé, para sentir mais o alongamento na parte posterior da coxa.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj