Alimentação saudável no Outono

Vocês sabiam que o outono no Brasil é conhecido como estação das frutas? Em razão da coincidência dessa estação, também é a época de colheita de várias espécies frutíferas.
Vamos manter uma dieta saudável e equilibrada com os alimentos de Outono?
Confiram as dicas que a nossa parceira Nutricionista Luciana Medeiros preparou pra vocês.

O Outono é a estação do ano que nos convida a trazer reflexões do que queremos eliminar, soltar e deixar ir, o que é desnecessário. Pensando no que a época tem a nos oferecer, é o momento de semear para colher no futuro. Por isso, é o momento de cuidar e fortalecer os nossos sistemas imunológico, cardiorrespiratório, pele e intestino.
A natureza é sábia e oferece exatamente o que precisamos em cada estação. No outono, por exemplo, por ser o momento de fortalecimento para nos prepararmos para o inverno, temos frutas ricas em vitamina C, fitoquímicos, minerais e fibras. Entre os alimentos da época, temos: algas, pepino, rabanete, nabo, repolho, agrião, aspargos, mandioca, abóboras, chuchu, cenoura, azeitona, amêndoa, alho poró, cebola, sálvia, alecrim, cominho e cravo. Além de frutas como as bananas, maçãs, peras, abacaxi, mamão, laranja, bergamota, limão, abacate.
Como consumir esses alimentos?
Procure ingerir de forma variada, assim irá ingerir diferentes nutrientes.
Opte por preparações quentes, como legumes aquecidos, sopas e cremes.
Não esqueça das frutas, com a opção de consumir in natura, frutas secas ou aquecidas – Exemplo: maçã ou banana aquecida com canela.

Seguindo uma nutrição com alimentos dessa sazonalidade, você terá benefícios físicos e psicológicos, preparando o organismo para agir com eficiência agora e nas próximas épocas do ano.

Luciana R. Medeiros
Nutricão Esportiva e Integrativa
Especialista em Fisiologia do Exercicio e Nutrição Esportiva
Profiisonal de Eduação Física
CRN2 9934

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj