Atividade Física no Inverno

O inverno custou para chegar neste ano; e com estas temperaturas mais baixas bate aquela preguiça clássica de se exercitar não é mesmo?  Sabotar todo o esforço de meses de treinamento e alimentação equilibrada não é uma boa ideia. Esta semana estamos apresentando algumas razões para vocês não correrem para o combo “cobertor + sofá + TV + pipoca”. Vamos seguir firme com o planejamento de atividades físicas regulares, ou até mesmo iniciar alguma que vocês têm interesse. 

O primeiro passo que vocês devem ter em mente é que o corpo que vocês querem ter no verão é construído no inverno. Pode parecer radical, mas faz todo o sentido, quando falamos de treinamento e saúde, não adianta fazer exercícios e dieta de setembro a março e entrar em estado de hibernação de abril a agosto, afinal de contas, não somos urso, não é mesmo?  

Resultado de imagem para atividade física no inverno

Aqueles quilos adquiridos no inverno com o passar dos anos podem permanecer no seu corpo por mais tempo e o efeito sanfona é uma das consequências desse comportamento. Então, vamos treinar no inverno?!

Outro ótimo motivo para treinar no inverno é que com as temperaturas mais baixas o metabolismo acelera para manter a temperatura corporal. Por consequência, quem mantém a rotina de treinamento durante inverno, tem mais facilidade para emagrecer, ou seja, se a meta é perder uns quilinhos, esta é a grande oportunidade.  Com a temperatura mais baixa o corpo irá queimar mais calorias, então, se você está sedentário aproveite para iniciar um treinamento com orientação profissional.

Preguiça de ir para academia ou para pista esportiva da cidade?  Se você suspender o programa de treinamento que tem feito há meses, em aproximadamente duas semanas o seu esforço irá pelo ralo. Conforme a Professora da Corpo em Ação Renata Bernardini (CREF 27687-G/RS), o corpo entra em destreino rapidamente, o mesmo tempo que você levou para chegar até onde está hoje, será o tempo proporcional para retomar caso você pare por um período mais prolongado. 

Suspender o treinamento causa stress? Sim. Os níveis de endorfina baixam devido a redução da capacidade aeróbia, provocando o famoso “mau humor”. Então, não há motivo melhor do que esse para manter-se focado. Ainda falando de endorfina, o hormônio da felicidade não é ativado apenas com chocolates, a atividade física produz endorfina que afugenta a depressão.          Está frio e como eu devo me agasalhar para treinar? A professora Renata ressalta a importância de usar luvas e gorros caso o treino seja ao ar livre, pois perdemos calor pelas extremidades. Use roupas coladas ao corpo, isso ajuda a manter a temperatura corporal. Se agasalhe com calças e mangas compridas, conforme o corpo irá se aquecendo vá tirando as peças. Suou? Leve uma camiseta seca para academia, não fique com a roupa molhada no corpo.

No aquecimento como devemos proceder? Aquecimento leve como alongamentos e pequenos tiros de corrida para quem está acostumado ou uma caminhada em ritmo de trote por alguns minutos também é uma opção, pois com o frio, a musculatura fica mais tensa e contraída.

Durante a prática de atividade física prefira a respiração nasal para que o ar chegue aquecido aos pulmões.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj