Cuidados e dicas de alimentação durante o inverno

“Sinto mais fome no inverno do que no verão”. É muito comum ouvirmos esta afirmação, e ela faz todo sentido, pois para manter aquecido o nosso corpo, na baixa temperatura, nosso organismo busca mais energia. Por isso, aumentamos a ingestão dos alimentos nos meses mais frios. Mas isto não é justificativa para sair comendo tudo que tem de delicioso por aí sem moderação, é necessário ter equilíbrio para não ganhar uns quilos a mais.

Confira as dicas que separamos para não perder o foco da dieta e chegar no verão sem preocupações.

  • Aproveite a época para consumir sopas de legumes, elas são leves e muito nutritivas, excelente para consumir a noite. Pode acrescentar uma proteína e quinoa também.
  • É muito frio para comer salada? Substitua a salada por legumes no vapor, que assim como a salada, tem baixas calorias e são ricos em nutrientes;
  • A água continua sendo fundamental, então, não podemos descuidar da hidratação nem no inverno.  Mesmo incluindo chás e cafés para aquecer, nos intervalos a água segue sendo indispensável;
  • O consumo de frutas da estação deve seguir no plano alimentar por conta das fibras e evita aquela escapada da dieta;

Conforme a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal (CAISAN), a alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade e pode prevenir doenças. Evite alimentos processados e dê prioridade aos alimentos in natura, pois estaremos colaborando para melhorar a nossa imunidade.  Aproveite o Inverno e suas delícias com moderação e equilíbrio. Caso tenha interesse em aproveitar a estação para fazer uma reeducação alimentar ou uma dieta para perda de peso, procure a orientação de um Nutricionista neste processo.

Sobre o Autor

Morgana Lovato Cantarelli administrator

Proprietária da Empresa Corpo em Ação , educadora física formada no IPA (1991), especializada em pedagogia do treinamento desportivo, especializada em pilates, palestrante, professora de massoterapia e Estado do Rio Grande do Sul

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