Dicas para iniciar uma atividade física

Não é mais novidade para ninguém que a prática de exercícios físico regular e bem orientado previne diversas doenças e melhora a qualidade de vida não é mesmo? Vários estudos atestam esta importância.

Independente da forma e condição física, preparamos algumas dicas para vocês iniciarem um programa para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Vamos aproveitar a semana do carnaval para começar? Então, vamos lá!

O planejamento do programa de exercícios físicos, para ser bem-sucedido, deve começar com a opinião de um médico e de um profissional de educação física. Eles irão orientar sobre a melhor forma de trazer benefícios ao corpo e ao organismo, sem cometer abusos.

1ª Dica: Procure um médico para fazer os exames necessários para saber se está apto a praticar os exercícios. Se tem algum antecedente pessoal
ou familiar de doença cardíaca, diabetes e problemas ósseos e articulares.
 A avaliação do médico é importante para a participação do programa com mais segurança e tranquilidade.

2ª Dica: Se liberado pelo médico, procure um profissional de educação física, personal trainer ou instrutor da academia, para desenvolver um programa indicado às suas necessidades, condicionamento físico atual e histórico.

3ª Dica: Escolha um exercício que lhe agrade. Encontre um exercício físico que proporcione prazer e satisfação. Não vai adiantar, por exemplo, ir para uma academia se você prefere atividades ao ar livre. É importante optar por atividades que combinem com necessidades físicas, como possíveis problemas musculares e de postura, estilo de vida e a rotina: se trabalha em pé ou sentado, se tem algum hobby, se é uma pessoa estressada.

4ª Dica: Use os equipamentos adequados para a modalidade escolhida. Ciclistas devem usar capacetes e luzes de advertência nas bicicletas; para caminhadas ou corrida, roupas leves e tênis com bom amortecimento de impacto; musculação, luvas para evitar bolhas e calos nas mãos e assim por diante.

5ª Dica: Tenha metas a longo e curto prazo. Estabelecer metas a longo prazo, como a perda de peso ou correr uma maratona, pode ser uma forma de se manter motivado. Porém, para alcançar esses objetivos, metas menores podem ser estabelecidas, o que torna mais fácil acompanhar o progresso do corpo. Aumentar gradualmente a dificuldade do exercício realizado facilita chegar ao resultado esperado. É importante estabelecer objetivos realistas e, quando em dúvida de como aumentar a carga do exercício, buscar a ajuda de um profissional, para não sobrecarregar ou lesionar o corpo.

6ª Dica: Cuide da alimentação. Independente do objetivo, uma alimentação balanceada é imprescindível para alcançar os objetivos.

7ª Dica: Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada. Procure orientação do profissional sempre.

8ª Dica: Hidrate seu corpo. Devem ser consumidos entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale a pena usar uma bebida isotônica.

9ª Dica: Use a música ao seu favor. Um estudo publicado no International Journal of Physiology, Pathophysiology and Pharmacology aponta que músicas animadas podem contribuir para uma maior duração dos exercícios físicos sem exigir muito esforço do praticante. Os estímulos provocados pela alteração de humor e pelos movimentos rítmicos podem ser o fator positivo por trás desse truque.

Concentração, energia e disposição, melhorias na saúde e na qualidade do sono estão entre os benefícios de realizar atividades físicas regularmente. Os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão e alguns tipos de câncer são reduzidos entre as pessoas que mantém uma rotina ativa, de acordo com dados publicados no Journal of Sleep Research e na Cognitive Behavior Therapy.

Boa sorte a todos!

Fonte:

Dr. Jomar Souza– especialista em Medicina do Exercício e do Esporte ( Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte).

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj