Dicas para melhorar a sua postura

Por acaso, vocês já  passaram  por um espelho ou uma  vitrine e se depararam  com uma  postura corporal inadequada? É impossível manter uma postura excelente 24 horas por dia, mas é possível melhorar a postura em boa parte do dia; seja caminhando ou sentado. É muito importante manter uma postura adequada, hábito que deve ser adotado para que vocês  não sintam dores e desconfortos , e até mesmo, não sejam portadores de doenças osteomusculares. Entre os malefícios da postura inadequada estão: órgãos respiratórios ineficientes como pulmão e diafragma, problemas na coluna como escoliose ou dores na lombar, torácica ou cervical e até dores de cabeça.

A postura é composta das posições de todas as articulações do corpo em um dado momento, e o alinhamento postural estático é bem mais descrito em termos de posições das várias articulações e partes do corpo (KENDALL, 1995). A boa postura ou postura padrão serve para padronizar o alinhamento postural durante a avaliação. O alinhamento padrão ideal é baseado em princípios científicos válidos e fundamentados, envolvendo uma quantia mínima de esforço e sobrecarga, e conduz à eficiência máxima do corpo. Se essa postura estiver desalinhada com os padrões do seu corpo, desconfortos ou lesões podem ser ocasionados desde músculos mais fracos e menos flexíveis a desgastes articulares. A função principal das posturas é ajudar-nos a realizar as nossas atividades de vida diária, ou até mesmo físicas, com o menor gasto energético possível. Ou seja, o seu corpo sempre vai procurar poupar energia e fazer o caminho mais fácil e isso não é só relacionado a postura é para tudo ele sempre irá realizar a lei do menor esforço.

O que fazer para manter a boa postura?

O principal é ter consciência de que ela não está adequada, e sempre que perceber que está em uma posição inadequada realizar uma autocorreção. Sem dúvida,  melhorar a consciência corporal é a principal forma de manter a sua postura. Alongamentos e a prática regular de exercícios específicos,  são fundamentais na melhora da postura. Separamos alguns exercícios que você pode realizar para melhorar a sua postura ao ficar de pé e caminhar. A Corpo em Ação em seu site disponibiliza na aba Materiais Gratuitos, dois guias da postura:  uma para postura no posto de trabalho utilizando Desktop e o mais recente,  o Guia da Postura correta para Notebook, aproveite e baixe o seu gratuitamente.

Corrija a postura com o auxílio de uma parede:

Fique de costas contra uma parede ou porta. Encoste a cabeça, os ombros e as nádegas. Os seus calcanhares devem ficar a cerca de 5 cm da parede. Deslize a mão por trás das costas para confirmar as distâncias.

  • Deve ser possível passar sua mão por trás das costas, pouco a pouco. Caso haja espaço e seja fácil passar a mão, puxe o umbigo para trás, na direção da coluna.
  • Se não consegue passar a mão, arqueie um pouco suas costas até conseguir.
  • Mantenha a posição e se afaste da parede.

Encontre o seu centro de gravidade ficando de pé com a coluna reta:

  • Mantenha o queixo paralelo ao chão, com os ombros e a barriga para trás. Deixe os braços caírem naturalmente nas laterais do corpo.
  • Separe os pés na distância dos ombros. Essa é a mesma posição que você usaria para se exercitar.
  • Imagine que há uma corda o puxando para cima a partir do teto. Mantenha a coluna alinhada e fique com os pés planos no chão.

Escolha calçados que deem sustentação. Procure por sapatos com acolchoamento que ajudem a manter o seu corpo ereto e que suportem o arco do pé. A boa postura começa nas pernas. Evite saltos altos, pois eles podem mudar o alinhamento do corpo.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj