Exercício Físico,Saúde e Bem-Estar

Vocês sabiam que exercício físico e bem-estar estão 100% relacionados?

Quem pratica regularmente costuma perceber a sensação de bem-estar que os exercícios físicos proporcionam, na medida em que garantem maior energia, sono mais tranquilo e melhora da memória. Muitos comentam que se sentem mais positivos, o que sinaliza benefícios para a saúde mental.

O que é  bem -estar e como isso está relacionado com a prática de exercícios físicos? 

Atualmente, bem-estar está relacionado à percepção da saúde nos aspectos mental, emocional, social e físico.

Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral. Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental.

Praticar exercícios físicos libera endorfina e serotonina, hormônios essenciais para a manutenção do bem-estar e responsáveis pela sensação de prazer.

A endorfina é um hormônio neurológico produzido pela glândula hipófise, localizada no cérebro humano. Ela é responsável por diminuir a sensação de irritação e estresse. 

Ao realizar o exercício físico, a sensação de relaxamento é um dos efeitos principais causados pela produção de endorfina. É um efeito analgésico natural.

Já a serotonina é um neurotransmissor conhecido como o hormônio da felicidade.

É importante ressaltar que essa substância não é importante apenas para a sensação de alegria, mas também para manutenção do sono, do apetite, da memória e do ritmo cardíaco.

A produção de serotonina pode ser estimulada por hábitos saudáveis, pela ingestão de certos alimentos e, principalmente, pela prática de exercícios físicos.

Então, agora que vocês já sabem da importância de praticar exercícios físico   para adquirir bem-estar no dia a dia, que tal iniciar um planejamento e começar a praticar? 

Não importa o exercício físico, o mais importante é vocês escolherem o que mais agrada a vocês. Os benefícios psicológicos, mentais e físicos serão os mesmos. 

O movimento cura, equilibra e dá vida. Buscar o caminho saudável é evitar atalhos para os problemas de saúde.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj