Hidratação no Verão

Um novo ano chega e junto com ele o verão. Férias, sol, mar, calor, tudo de bom não é mesmo? Mas vocês sabiam que o nosso corpo perde muita água por conta da extensa exposição ao sol e as elevadas temperaturas?  Nesse momento é importante hidratar-se. Fornecer os nutrientes que o corpo precisa para continuar trabalhando de modo adequado é fundamental.

Hidratação no Verão

A água está distribuída em dois espaços principais, dentro e fora das células. No espaço intracelular está cerca de 65% do total de água corporal, restando ao espaço extracelular os demais 35%. Para a manutenção da saúde, os seres humanos devem consumir água constantemente.

Uma pequena parte da água que precisamos para suprir nossas necessidades diárias é formada pelo próprio corpo (250 – 350 mL), tornando essencial a busca por outras fontes. Portanto, a ingestão de água é fundamental para se atingir as necessidades diárias.

As informações é de que mulheres têm menor necessidade de ingestão hídrica que os homens. Estima-se uma variação em torno de 0,5 L, devido a menor massa corporal e menor proporção de água corporal. A necessidade total de água para homens sedentários é de aproximadamente 2,5 L por dia, podendo aumentar até 6,0 L em caso de atividades físicas. Devido à ausência de evidência, o Institute of Medicine (IOM), não pode estabelecer seus níveis de recomendação (EAR e RDA) para a ingestão de água. Porém, foi proposto o valor da ingestão adequada (AI) para a água total, com o objetivo de prevenir os efeitos deletérios da desidratação.

Abaixo segue tabela com as indicações do Institute of Medicine (IOM):

Tabela de recomendação de ingestão de água publicada pelo Institute of Medicine (IOM):

 Dicas básicas

 Quando temos a sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão. Confiram as dicas dos vigilantes do peso:

  • Beba bastante líquido: além de água, também podemos aumentar nossa ingestão de líquidos com água de coco, sucos naturais, mate, chás gelados, frutas e legumes ricos em água – como o abacaxi, a melancia, o chuchu e o tomate.
     
  • Experimente água aromatizada: dê sabor à água adicionando rodelas de limão, laranja, pepino ou abacaxi, morangos em pedaços, folhas de hortelã ou manjericão, gengibre ou outros ingredientes à sua escolha. Experimente utilizar água com gás para ter uma nova experiência!
  • Prepare seu próprio picolé: utilizando sucos naturais e forminhas próprias para picolé, você vai garantir sua hidratação com muito mais sabor. Sucos de frutas como maracujá, melancia, goiaba e tangerina são ótimas opções para fazer seu picolé caseiro.
     
  • Evite o excesso de bebidas alcoólicas: consumir bebidas alcoólicas em excesso leva a uma maior perda de água, principalmente através da urina. Caso faça consumo de bebidas alcoólicas, o ideal é também beber bastante água. Garanta seu bem-estar revezando o consumo dos dois.

Vamos aproveitar o verão mas sem se descuidar com a nossa saúde!

Sobre o Autor

Morgana Lovato Cantarelli administrator

Proprietária da Empresa Corpo em Ação , educadora física formada no IPA (1991), especializada em pedagogia do treinamento desportivo, especializada em pilates, palestrante, professora de massoterapia e Estado do Rio Grande do Sul

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