Postura inadequada é uma das principais causas de dor na coluna

Permanecer em posições desconfortáveis por muito tempo ou fazer movimentos que forçam a coluna trazem uma consequência comum a muitas pessoas: as dores.

Tais posturas podem causar:

  • Compressão dos discos intervertebrais (espécie de amortecedores das vértebras), podendo ocasionar a hérnia de disco (e muita dor).
  • Encurtamento muscular na região – os músculos da coluna se prendem nas vértebras e, se ficam mais estreitos pode comprimir os nervos.
  • Artrose na coluna – as más posturas podem favorecer um desgaste das cartilagens das vértebras. Isso causa degeneração.
  • Alteração nas curvaturas da coluna, como hiperlordose e hipercifose (que também podem levar a compressão dos discos e degeneração das vértebras).

Obesidade, sedentarismo, traumas e envelhecimento também são causas comuns de dores nas costas.

Oito a cada dez indivíduos sofrerão de dor nas costas em algum momento de suas vidas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

 A prevenção é a melhor solução. Praticar atividade física aeróbica regularmente atua como protetor, diminuindo a dor, melhorando a flexibilidade da musculatura e liberando endorfinas.

Dicas de postura

O uso ergonômico de laptops ou computadores em casa, no trabalho ou na escola pode trazer grande benefício se for adotados hábitos saudáveis no dia a dia como: a melhora da consciência postural, pausas regulares e um ajuste adequado da altura do equipamento e sua posição durante o uso.

A conscientização dessas dicas e sugestões básicas de segurança e ergonomia pode ajudar a prevenir ou resolver problemas como estresse, dor nas costas, dor no pescoço e outras complicações nas suas articulações e músculos.

O Ortopedista Dr. Sérgio Afonso Hennemann, responde algumas dúvidas, sobre postura correta da coluna, em diversas situações. Confira o vídeo:

Fonte: Jornal do Almoço 28/11/2011.

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj