Sedentarismo e as doenças cardiovasculares

Vocês sabiam que o sedentarismo é inimigo da saúde do coração?

Pois é, e que hábitos vocês adotaram no dia a dia para manter o coração saudável?

O coração bate e ele precisa de um corpo em atividade, ativo e fortalecido, capaz de protegê-lo. A ausência de movimento coloca a saúde do coração em cheque. 

O médico cardiologista do Exame/Dasa Daniel França Vasconcelos afirma que o sedentarismo faz parte de um grupo de fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças, sobretudo as cardiovasculares – que atingem o coração e os vasos sanguíneos. 

De acordo com a OMS o sedentarismo atinge 70% da população mundial. O médico cardiologista do Hospital Brasília/Dasa Leandro Valim reforça que o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e o fato aflige todas as classes socias. “A falta de educação e ensino não são justificativas para o sedentarismo. As facilidades disponíveis por meio de recursos financeiros podem também acomodar as pessoas”, destaca o médico.

Mas afinal, o que é o sedentarismo?

sedentarismo é a diminuição ou ausência da prática de atividade física, caracterizando um gasto calórico reduzido. Ele é intensificado pelos hábitos da vida moderna, como passar muito tempo dentro de carros e a comodidade da vida moderna ( jogos virtuais, controle remoto, escada rolante e outros). Além disso, a rotina de grande parte da população, que trabalha em escritórios, também contribui para esse hábito prejudicial à saúde.

Como o sedentarismo afeta o coração?

O sedentarismo está associado a numerosas doenças que elevam o risco de problemas cardiovasculares – como angina, infarto agudo do miocárdio e tromboses. Entre as doenças que são fator de risco para o coração estão a própria obesidade, a hipertensão, as alterações nos lipídios e diabetes tipo 2. 

A ausência de movimento gera acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue, comprometendo a circulação e o funcionamento do coração. As consequências são refletidas no organismo e no desempenho de suas funções. 

Dicas para sair do  sedentarismo:

Segundo aOrganização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adulto.

  1. Escolha a sua atividade preferida.
  2. Procure um ambiente perto da sua residência ou do seu trabalho.
  3. Não tenha pressa para colher resultados.
  4. Aliar o exercício físico à boa alimentação é fundamental.
  5. Tenha uma orientação de um profissional de educação física.
  6. Consulte um médico cardiologista para avaliar a sua condição física antes de iniciar um programa de atividade física[M1] .

Então, bora treinar? Bora sair da zona de conforto e melhorar a saúde?

Boa Sorte!! 

Fonte:

– Organozação Mundial da Sude (OMS);

– https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/saude

– https://ccr.med.br/sedentarismo-inimigo-saude-coracao

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj